O Global Configuration serve para controlar todas as operações do Joomla, no site, no sistema (System) e no servidor (Server). Explicarei somente as configurações para o site que são mais relevantes para o SEO.
Em Site Settings
temos a opção de deixar o site online ou offline (Site Offline). Isso é útil caso apareça algum problema e é necessária a correção imediata. Ativando essa opção, quando o site é acessado por alguém, é exibida uma mensagem que pode ser modificada em Offline Message
. Dica: Não publique o seu site antes de ter pelo menos uma página principal. Ficaria ruim se os robôs de busca indexassem o seu conteúdo como "Site em manutenção.".
Também pode ser modificado o nome do site (Site Name) que é exibido nas páginas offline e no topo da página do modo administrador. Ainda em Site Settings, temos algumas opções que ajudam na busca e posicionamento dos sites nos mecanismos de busca. Nas opções encontradas dentro do bloco SEO Settings
, temos Search Engine Friendly URLs
, onde as URLs são otimizadas para os mecanismos. Ao invés de exibir uma URL cheia de caracteres, é exibido o título do conteúdo exibido ou da seção selecionada. Para entender as vantagens disso, leia Utilizando mod_rewrite para criar URLs amigaveis do Celso Fernandes. A opção Add suffix to URLs
, serve para adicionar a extensão do arquivo no final da url (.html, .php etc). Não é necessário deixar habilitado, pois os mecanismos de busca não usam. A opção Use Apache mod_rewrite
dexei desabilitada. Quando habilitada, se na URL tiver algum /index.php/, por exemplo, ela não é exibida, mas para essa opção funcionar, deve-se renomear o arquivo htaccess.txt no root do Joomla para .htaccess. Depois disso é necessária algumas configurações no apache. Mais informações em Joomla! v 1.5 Search Engine Friendly URLs (SEF URLs).
No bloco Metada Settings
também temos propriedades que só serão vistas pelos robôs de busca. Global Site Meta Description
, é a descrição do site. Essa descrição deve ter no máximo 200 caracteres, acima disso os mecanismos de busca não indexam. Global Site Meta Keywords
, são as palavras chave do site. As palavras ou frases são separadas por vírgula. Show Title Meta Tag
, é o título da página e Show Author Meta Tag
é o autor do artigo.
Dica: Concentre as palavras chave no conteúdo da página, principalmente nos títulos. O Google é um dos mecanismos que não lê as meta tags por causa das keyword spamming.
Para entender melhor as configurações das abas System
e Server
, leia o help do Joomla.
;)
Ih! Estava realmente precisando de mais fontes sobre Joomla! obóvio que te linkei, dona Cleo! xD
ResponderExcluir