Feed

22 setembro 2008

Desenvolvendo com Joomla



Joomla CMS

Para quem não sabe, Joomla é uma ferramenta CMS. Não entendeu? humm...


O Joomla serve para gerenciar conteúdo web, ou seja, criar ou manter portais web. A vantagem de se usar essa ferramenta é que, mesmo uma pessoa sem muitos conhecimentos de programação ou desenvolvimento, consegue fazer os ajustes do portal sem muitos problemas. Mas claro que é necessário pelo menos um conhecimento básico da ferramenta, e é por isso que vou fazer uma bateria de artigos, para "dar uma luz" nesse assunto, mas não sou uma expert, então dicas e opniões são bem vindas.


O Joomla usa linguagem PHP e possui várias comunidades que desenvolvem plugins e temas para facilitar ainda mais o seu uso. Citarei algumas nos artigos.


Para começar, precisamos ter na máquina um servidor para que possamos rodar o PHP. Recomendo o WampServer, pois não precisa ficar mechendo nas configurações para que funcione e é gratuita.


Após instalar o servidor, iremos baixar o Joomla. Descompacte o arquivo e copie todo o conteúdo para dentro do servidor. Se você está usando o WampServer, o caminho é c:/Arquivos de Programas/wamp/www/. Crie uma pasta "joomla" e cole esse conteúdo dentro dela para que fique mais organizado caso se crie outro site.


Agora a instalação do Joomla. Veja esse tutorial do Ribamar FS, apesar de ser de uma versão mais velha, ajuda muito. Até a página 18, tem explicando passo-a-passo o que é necessário para que o Joomla funcione sem problemas.


Vale a pena dar uma conferida no restante do tutorial, pois já ensina as funções básicas da ferramenta.


Brinque um pouco para enteder a ferramenta melhor, em outros artigos eu entro em mais detalhes quanto a temas, funções, prós e contras do Joomla.



;)

2 comentários:

  1. Já tentei usar o Joomla, queimei meus neurônios e achei meio complicado mas um dia eu aprendo :)

    bjooo

    ResponderExcluir
  2. ja estou quase chegado ao meu objetivo que é aprender a mexer no joomla

    ResponderExcluir