Feed

16 fevereiro 2009

Dica: referência para desenvolvimento de site



compatibilidade

Eu não sei de vocês, mas sempre que eu vou desenvolver algum site, uma das coisas que mais me incomoda é a incompatibilidade de funcionalidades CSS3 em alguns navegadores (Ieka6 - espirro).


Agora, com o tão falado HTML5, ainda teremos esse tipo de problema, já que muitos usuários vão continuar usando sistemas operacionais com navegadores ultrapassados.


O que me ajuda, é o uso do Google Analytics, pois me mostra qual a porcentagem dos usuários que ainda usam esses navegadores e se vale a pena ou não me preocupar em fazer um "crossbrowser perfeito". Mas não é o suficiente, pois ele não é 100% confiável nos resultados.


O site da W3C, possui uma documentação completa de compatibilidades das funções CSS e das tags HTML. Mas para nos ajudar um pouquinho, Alexis Deveria, um desenvolvedor web inglês, fez uma tabela com as compatibilidades do HTML5, CSS3, SVG entre outras tecnologias web.


Pelo o que eu percebi, está bem completa, e vale a pena salvar nos favoritos. Veja When can I use...

;)

4 comentários:

  1. Do que adianta lançar HTML5, CSS3, ou outra nova alternativa, se sempre vai existir o infeliz usuário que usa browser antigo, em OS antigo?

    Topa meiar um vírus russo pra destruir todos os IEs da face da terra? o/

    ResponderExcluir
  2. O nosso maior problema é aquele usuário que usa o IE 6 ou inferior. A maioria dos browsers ATUAIS já tem um bom suporte mesmo como você mesma ilustrou.

    Acho que sempre teremos diferenças entre browsers... até que alguém bata um martelo unificando tudo. Tomara que isso aconteça.

    Muito bom artigo Cleo!

    ResponderExcluir
  3. Fábio Ricotta... Nunca haverá uma padronização de Browsers visto toda a disputa que há no mundo WEB, quem permitiria que seu produto fosse enquadrado em um outro padrão se não o seu próprio que foi desenvolvido, há um protecionismo digital ai.. Resumindo: Puramente Impossível

    ôô menina inteligente, tudo que ela escreve eu não entendo nada!

    Não fui irônico!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Cleo, td bom???
    Adorei o Blog...
    Estou entrando agora nessa área de web designer e é muito bom saber que tem gente querendo ajudar os iniciantes...
    Bjs!

    ResponderExcluir