Feed

03 dezembro 2008

1º Encontro de TI - Rio de Janeiro

1º ETI

Sei que estou um pouco atrasada para este post, mas antes tarde do que nunca!


Teve o 1º Encontro de TI, realizado pela Arteccom nesse final de semana no Rio de Janeiro, com palestras e oficinas bem interessantes.


A primeira palestra com Guilherme Chapiewski sobre a Importância das certificações para o mercado de trabalho, falou de como os profissionais se preocupam em tirar essas certificações. É um diferencial, não há dúvidas, mas o importante é a bagagem que a pessoa tem. O que eu achei legal, é que ele falou que não adianta ser só certificado. O cara que só pensa em certificações é o cara que "decora", sái do curso sem saber nada há não ser o que ele decorou. Então, resumindo, preocupe-se com o seu currículo/portfólio, certficações são importantes, mas não essencial!


Palestra sobre CMS: Wordpress (Guilherme Aguiar), Joomla! (Ricardo Accioly), Drupal (Paulino Michelazzo). Antes do debate, cada palestrante teve apenas 15 minutos pra apresentar a ferramenta. Pouco tempo, principalmente que apresentaram mais cases do que a ferramenta em si. Wordpress e Drupal ainda apresentaram uns plugins, mas Joomla! falou absolutamente nada! Ao meu ver, Wordpress é uma ferramenta muito fácil de se usar, e possui usabilidade ótima, enquanto Drupal pode implementar qualquer coisa, mas não serve para usuários leigos por ser um pouco mais complicada. Então, o Joomla! fica intermediário das duas. Acho que pessoas que nunca ouviram falar de CMS e precisasse escolher uma delas seria Wordpress pela sua facilidade. Foi a impressão que me passaram.


Após o almoço, palestra com Gustavo Loureiro sobre Google Analytics: como analisar acessos e gerar melhores resultados. Foram apresentados exemplos de como fazer metas e filtros usando a ferramenta. Indicou o URL Builder que serve para aplicar varíaveis na URL para colocar em banners de outros sites ou links para postar em comunidades sociais, e assim no Analytics, é mostrado a partir dessas variáveis, de onde seu visitante veio. O Gustavo foi prejudicado pela internet lenta, mas mesmo assim foi proveitosa.


A última palestra com Everaldo Bechara, sobre Padrões W3C: torne seu site mais leve e mais acessível foi muito boa. Ele deu dicas de como deve ser um site acessível, falou da importância da validação do código, e o uso certo do (x)HTML. Apresentou um exemplo de site feito em flash, e como um cego conseguiria (não) navegar no site. Nesse caso, ele indicou que fossem feitos sites estáticos também, já que os leitores virtuais não coneguem ler um conteúdo animado.


Infelizmente não pude participar das oficinas, mas fiquei sabendo que as melhores foram SEO com Paulo Teixeira e Scrum com Guilherme Chapiewski.


Além, das palestras, conheci e troquei twiters com várias pessoas. Muito bom para trocas de experiências e info!!


Teve venda de livros do Maujor e o lançamento do SEO Otimização de Sites do Paulo Teixeira.


Parabéns a Arteccom pela iniciativa, e um beijaaassso no povo que eu conheci no evento, principalmente o Richard Barros, o Gustavo Riveiro e o André! Adorei demais!!!


No Flickr já têm vários álbuns com fotos do envento: meu, Arteccom, Anderson, Marketing de Busca, e outros tantos


Procure no Twitter pela tag #eti, foram mais de 500 twittadas nesse dia, vale a pena dar uma conferida, pois tem dicas e links úteis que foram indicados nas palestras.


Outros artigos do evento: 1º Encontro de TI - Rio de Janeiro, 1º ETI sucesso Total, 1º ETI - Sucesso.


Update: Artigo da Nós Comunicação


;)

Um comentário:

  1. Belo post Carol!
    Óbvio que fiquei de fora das pessoas que você teve o prazer de conhecer! Afinal eu estava na 1ª fila e você na penúltima! :D
    Mas deixa pra próxima quem sabe!

    Sintetizou bem o evento e realmente concordo com você, houve pouco tempo para o debate dos CMS e para as oficinas também. So assisti uma do Bruno Dulcetti sobre boas práticas CSS em blogs.

    Abraços!
    :D

    ResponderExcluir