Feed

08 dezembro 2009

Decepção no grupo de emails do Luluzinha Camp Oficial


Fail

Na semana passada, comecei junto com uns amigos e a agência que eu trabalho, uma campanha para arrecadar fundos para uma creche daqui de Belo Horizonte.


A Creche Vida Nova, tem 35 crianças de 4 meses a 11 anos, e são muito carentes. Até um tempo atrás não tinham nem colchões para dormir, dormiam em papelões no chão. Mas felizmente, conseguiram uma doação de colchões, o que mudou um pouco o quadro de necessidades delas, mas que ainda não é o suficiente, infelizmente.


Então começamos a campanha para arrecadar fundos para a creche para conseguirmos comprar cestas básicas para o ano de 2010 inteiro, materiais de limpeza, higiene pessoal, escolar, roupas e brinquedos.


Onde tudo começou


Para que a campanha tivesse mais sucesso, comecei a fazer pedidos via e-mails para alguns amigos, e também para os grupos que participo. Um desses grupos é o Luluzinha Camp de Belo Horizonte. Mandei um email para lá explicando a campanha, e fui indicada para pedir ajuda ao grupo de emails do LuluzinhaCamp Oficial.


Depois de uma burocracia danada pra conseguir entrar no grupo, enviei um e-mail me apresentando às participantes junto com o release da campanha da creche. Apesar das boas vindas de algumas meninas, a moderadora (sim a moderadora), Lúcia Freitas, veio me reprimindo dizendo para que no próximo e-mail que fosse fazer jabá, pra deixar no assunto dele.


MAS COMO ASSIM JABÁ? De duas uma, ou eu não sei o significado de jabá ou ela que não sabe! Achei ridícula a colocação dela pra uma causa como essa. A impressão que eu tive é de que eu estava me promovendo, o que não é verdade. Então voltei para os grupos Lulus de BH e JF, e fiz um apelo para elas explicando a estupidez da moderadora do LuluzinhaCamp Oficial.


Tive o apoio das meninas, e o que me deixou com mais desprezo pela moderadora citada acima, é que não parece que eu sou a única que teve problemas com ela.


Um dos comentários no grupo foi: "Ela é escro**, se acha, não tem educação para falar e desmerece as pessoas." Outro: "Bom, não tenho palavras para classificar esta atitude da Lúcia. Ridículo? É pouco. Agora, duvido que se a ideia fosse dela isto seria considerado jabá."


Resumindo, muitas, como eu, ficaram revoltadas. Eu não conheço a Lúcia Freitas, nunca ouvi falar dela até no mês passado, mas pelo o que eu vi, ela vive no mundinho dela onde só as coisas que ela quer são aceitas e as pessoas ao seu redor devem acatar a suas regras. Lamentável.


Mas a vida continua, e existem pessoas muito melhores que isso e eu conheço elas! =D


Fiquei muito contente com o apoio das Lulus amigas do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e BH. Obrigada mesmo meninas. Muito bom saber que posso contar com vocês, e claro que isso é recíproco.


Campanha Creche Vida Nova


Voltando na campanha para a Creche Vida Nova, as crianças precisam mesmo da nossa ajuda! Seja com doação em dinheiro, que pode ser feito pela Vakinha, ou por roupas, brinquedos, material escolar, de limpeza ou de higiene pessoal e principalmente comida. Nesse caso basta entra em contato com o @kico ou comigo.


Além disso, no dia 19, vamos fazer uma festinha de Natal para as crianças e cada uma vai ganhar um brinquedo.


Acredito mesmo que vamos conseguir ajudar essa creche, e sei que posso contar com você que está lendo esse post desabafo a fazer essas crianças felizes.


No site do TwitterBH tem uma página da Creche Vida Nova, só falando da campanha e o que já conseguimos arrecadar. Estamos devagar, mas mesmo assim está sendo um sucesso!


Faça a sua parte também, e mais uma vez, obrigada a todos!


;)


Update: Um pedido de desculpas geral para as meninas do Luluzinha Camp, exceto a moderadora do gurpo oficial. Por causa de uma pessoa, o que eu passei no post acima acabou envolvendo todas elas, o que poderia ter prejudicado na imagem do Luluzinha Camp, e não era essa a intenção. A minha revolta foi somente com a Lúcia Freitas e a forma estúpida como fui tratada por ela no grupo. Sei que no Luluzinha Camp tem pessoas ótimas, tanto que me desvinculei somente do grupo oficial e me mandenho nos grupos de JF e BH. Obrigada.



20 comentários:

  1. Cleo, você tem o link da thread que você lançou ou ela é fechada (só acessa quem é do grupo)?!

    Realmente essa Lucia Freitas viajou muito... Aonde foi que ela viu jabá numa ação social solidária?! #fail

    ResponderExcluir
  2. É acessado só pelo grupo. O grupo é muito cheio de burocracia, tem até questionário pra responder antes de entrar. Não me importo com as regras deles, mas falar isso de uma ação dessas é decepcionante...

    ResponderExcluir
  3. te sigo no twitter e sou novata no grupo. li o dia que vc postou e senti o clima tenso! fale com ela, torcemos que seja um mal entedido! bela iniciativa com as crianças, bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Gaby,
    Obrigada e já dei a minha resposta lá no grupo, não quero mexer com isso mais. Aqui foi só um desabafo mesmo =)

    ResponderExcluir
  5. Eu sei muito bem o que vc está falando, ela é sim mal educada e ignorante, só faz o que interessa pro umbigo dela, fui muito mal tratada quando entrei no Luluzinha Camp e me sinto tentando entrar numa rodinha fechada (sim pq elas se fecham nas que querem: mais influentes, mais isso, mais aquilo e EU ME SINTO NADA NO GRUPO)

    ResponderExcluir
  6. Pena mesmo, Cléo, você não ter conversado particularmente comigo antes de jogar o assunto no mundão.
    Nas regras do grupo são bem claras: não é legal mandar publicidade (mesmo que seja por uma causa social) sem avisar. Isso a gente convencionou chamar, lá, de jabá. aliás, o mesmo nome que tem em todos os grupos de que participo...
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. olha, eu só posso falar do que já passei, né? e graças a Deus não tive decepções assim [ainda] no grupo citado. mas já tive em outros. e acredito que a vida é assim mesmo, a gente quebra a cara aqui e recupera acolá.
    Nem sei se cheguei a ver algo sobre a sua campanha, mas fiquei particularmente comovida. Talvez pq trabalho com criancas desde uns 14 anos...
    espero que consiga ajudá-las e vou ficar de olho nos links que deixou para saber como estão.
    bjks
    lili
    lilibollero@gmail.com
    http://lilionline.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Não fiz publicidade em momento nenhum. Se citar nomes, seja de pessoa ou empresa, agora virou jabá/fazer publicidade, me desculpe, mas acho que meu dicionário está desatualizado. E antes de você me expor ao grupo inteiro, sabendo que eu sou novata, não foi uma iniciativa um tanto "tosca"? Eu só respondi da mesma maneira, porém da minha forma. Mas veja bem... leu os comentários do post? Acho que não sou a única que pensa assim né.. Acho que não sou eu que estou precisando rever os conceitos.
    Abs Lu.

    ResponderExcluir
  9. @lili, a vida é feita de erros e tropeços mesmo. Obriagda pelo apoio na creche, será muito bem vinda.
    Abs.

    ResponderExcluir
  10. Já andava meio decepcionada com o grupo. Tem gente que se acha demais por lá e ando bem cheia desse tipo. Mas tem gente muuuuuuito bacana, fazendo coisas muito legais. Por isso eu ficava. Mas acabo de deixar o grupo depois do e-mail da Lucia enviando o link do seu post. É preciso crescer e aprender a ser criticado. Ela realmente foi estúpida e duas vezes hoje. Uma pena!

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de uma coisa: Não sai do grupo pela Lúcia. Que apesar de algumas vezes parecer "esquentadinha", sempre foi ótima comigo. Mas o episódio foi a gota d'agua para eu deixar O GRUPO(e o grupo não é a Lúcia).

    ResponderExcluir
  12. Cleo, o que me incomoda é que você não tentou entender que usamos uma tag pra identificar qualquer movimentona lista.

    Essa tag poderia ser [jabá], [pedidodeajuda], [caridade], [filantropia] ou qualquer outra coisa. Nós convencionamos usar a tag [jabá] pra qualquer divulgação do seu próprio blog, mas se você usasse qualquer uma dessas que falei, não teria problema.

    Numa lista com dezenas de emails diários, é essencial usar a tag.

    Mas aí você preferiu fazer um post, expor a lista, denegrir a Lucia e por associação, a todas nós.

    Fico incomodada quando ao invés de conversar, a opção é por ofender.

    E gostaria muito que o anônimo que aqui comenta desse nome. Acusações feitas por anônimos não contam nada pra mim e pra nenhuma outra pessoa de bom senso.

    ResponderExcluir
  13. só para dar outro comentário, não sei se vc vai aprovar, enfim. fato é que percebi que vc ficou mt pouco no grupo. uma pena, para saber como realmente são as coisas. e acho uma pena também voce sair com impressão tão ruim de uma pessoa boa. talvez tenha sido apenas malentendido, mal interpretado, sei la. se na vida falada tem tanto disso imagina na escrita que nao se tem exatamente o tom da pessoa falando...
    essa parte foi lamentável. pra finalizar. eu gosto da Lucia e sei que ela não é isso que vc diz, nao. mas pra vc percer isso teria que se abrir e deixar pra conhecer, ne? bjk

    ResponderExcluir
  14. Como já disseram ... quem nasce escro**, morre assim.

    Sua atitude foi linda e querer ajudar o próximo não jabá e sim questão de humanidade.

    ;*

    ResponderExcluir
  15. Cleo, não acho que a Lucia te expôs da mesma maneira que você está fazendo com ela. A Lucia em nenhum momento foi no blog dela te chamar de alguma coisa. Ela fez um alerta que segundo as regras do grupo (e não foi só ela quem criou essas regras, há outras moderadoras), qualquer mensagem que envolva nosso blog pessoal deve vir com a tag "jabá" no título. Não significa que sua ação seja comercial, significa que você está divulgando um post de um blog que é seu.
    A Lucia Freitas não é perfeita, assim como todo grupo de emails não é perfeito. Temos muita burocracia para entrar pois já tivemos problemas com a quantidade de meninas desconhecidas.
    É uma pena que você tenha decidido expor um problema dessa maneira num post, difamando a imagem da Lucia, que é uma pessoa muito importante para a internet brasileira. Poderia ter discutido isso na lista, junto com as outras meninas do grupo.
    Acredito que sua atitude não tenha sido a melhor maneira de lidar com o problema, atacar uma pessoa publicamente não é a melhor maneira de melhorarmos o grupo.
    E como a Lili, espero que sua ação tenha sucesso.

    Sou moderadora do grupo do Luluzinha Camp de Brasília, conheço a Lúcia Freitas pessoalmente e acompanho o grupo desde o início, garanto que você teria todo apoio lá dentro para discutir o assunto e compreender porque temos tanta burocracia e regras.

    ResponderExcluir
  16. Oi Cleo, tudo bem? Eu participo da lista do Luluzinha, recebi o seu email e a resposta da Lúcia, e acho que não ficou bem claro para você o que ficou convencionado pelo grupo o que é "jabá". Tudo que não é relacionado diretamente com o foco que a lista se propõe (discutir a posição da mulher na sociedade e, mais especificamente, na web e nas redes sociais) é chamado de "jabá", e é de bom tom respeitar as regras quando a gente entra num grupo. Mesmo que elas sejam questionáveis. Não concordo com o que vc disse da Lúcia. Ela tem que ser firme e não abrir exceções, pra que as regras sejam cumpridas. Que não são exatamente regras, são convenções, são acordos, e acordos existem em todos os grupos, mesmos que não sejam escritos ou falados. É assim que funciona a sociedade. Talvez a sua reação tenha sido um pouco exagerada, dado o seu envolvimento emocional com o assunto, o que é compreensível.
    Assim como a gentileza, a compreensão também se multiplica.
    Abraços e boa sorte com a sua causa.

    ResponderExcluir
  17. Ei Cleo, sabe que eu te respeito e gosto de você, mas na minha opinião esse teu post e sua atitude no grupo foi ultra infeliz.
    Queria deixar minha opinião aqui também porquê sei o efeito que esse seu post provocou. Chateou e deixou gente mal, e isso é muito, muuuito chato.
    Estou no LuluzinhaCamp desde o início, e a política lá sempre foi claríssima.
    Cara, eu acho que tá pra nascer tarefa "online" mais delicada que moderar grupo de discussão. E isso eu posso dizer que sempre foi muito bem crumprido pela Lu.
    Eu sei que você é uma pessoa tranquila, e conheço muito a Lu também e sei que os adjetivos aqui empregados a ela são, na verdade, um super equívoco.
    Espero que as coisas melhores, e até mesmo, que ela tenha direito de resposta (justo, e nao misturado a outros comentários), como seria feito em uma publicação preocupada com as versões do fato!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Espera. Você acaba de entrar num grupo, mal se apresenta e faz divulgação; recebe um email de boas-vindas e uma dica de como se procede na lista; e se acha no direito de difamar a moderadora e, por tabela, o grupo todo?

    Cresce, menina. Você precisa aprender a viver em comunidade.

    Aproveite pra pensar sobre o significado da palavra "caridade". Você precisa.

    ResponderExcluir
  19. @Luciana Aidar pois eh.. me mantenho nos outros grupo, mas não gostei de la.. era nova nao conhecia as regras direito, e fui vendo que não concordava com umas coisas la. Melhor sair do grupo, e foi o que eu fiz. Teve um outro email também, não meu, que uma menina foi muito criticada também sem necessidade. Acho que se é pra ter moderação, que seja suficiente apenas não publicar certos emails no grupo, e avisar a pessoa que enviou o porque de não ter sido aceita.

    @Gabi @Srta. Bia @A Autora eu não vi a necessidade de usar a tag por não ter considerado o email um jabá. A minha forma de reposta foi a que eu encontrei para "retribuir" na mesma moeda. A imagem que a Lúcia me passou não foi das melhores. Me senti ofendida dentro do grupo, não precisava mandar a resposta para todas da lista, era suficiente que viesse só pra mim, entenderia e até teria mudado a forma de escrita do email, e então nada disso teria acontecido.

    @Lili entendo o seu ponto de vista, quem sabe um dia, pessoalmente. Não guardo rancor, e viajo muito para eventos que possivelmente poderei me encontrar com ela. Quem sabe a imagem disso muda né. Abs.

    @Vivi @A Autora Obrigada =)

    @Raquel Camargo modero grupo muito maior e nunca passei por isso.. saber usar as palavras certas e o reply private é uma arte, e foi o que não aconteu. Lamentável. A minha resposta foi essa. Se a Lu quiser me mandar uma resposta, eu publico sem problemas nenhum, acredito que ela também tenha um canal que possa fazer isso. Todos tem o direito de resposta, tanto que não bloqueei nenhum comentário, até mesmo os que ofenderam a mim. Como disse pra @Lili, não guardo rancor. Mas fiquei revoltada com o que aconteceu e foi a minha forma de expressar. Se reperticui desse tanto, espero que a lição sirva para que não aconteça futuramente com outras Lulus. Abs.

    @Lu Monte e você jura que está ajudando na imagem do grupo falando isso tudo pra mim??? rss Será que sou eu mesmo que estou precisando crescer.... mesmo porque já passei dos 20 e já deixei de crescer ha muito tempo.. hauhau

    ResponderExcluir
  20. Amiga, como você quer participar de um grupo e diz aqui "Não me importo com as regras deles"? Não combina, né?

    Não é legal divulgar trechos de e-mails de outras pessoas sem autorização.

    O Lulu é burocrático justamente por conta de pessoas que não respeitam suas regras.

    Deselegante é o mínimo que se pode dizer da sua atitude.

    Quando à campanha da creche, nisso sim você está de parabéns. Espero que consigam ajudar essas crianças bastante, não só agora no Natal, mas o ano todo.

    My two cents. ;)

    Beijo

    ResponderExcluir