Feed

25 setembro 2008

Joomla: Configurações Globais para SEO



globalConfiguration

O Global Configuration serve para controlar todas as operações do Joomla, no site, no sistema (System) e no servidor (Server). Explicarei somente as configurações para o site que são mais relevantes para o SEO.


Em Site Settings temos a opção de deixar o site online ou offline (Site Offline). Isso é útil caso apareça algum problema e é necessária a correção imediata. Ativando essa opção, quando o site é acessado por alguém, é exibida uma mensagem que pode ser modificada em Offline Message. Dica: Não publique o seu site antes de ter pelo menos uma página principal. Ficaria ruim se os robôs de busca indexassem o seu conteúdo como "Site em manutenção.".


Também pode ser modificado o nome do site (Site Name) que é exibido nas páginas offline e no topo da página do modo administrador. Ainda em Site Settings, temos algumas opções que ajudam na busca e posicionamento dos sites nos mecanismos de busca. Nas opções encontradas dentro do bloco SEO Settings, temos Search Engine Friendly URLs, onde as URLs são otimizadas para os mecanismos. Ao invés de exibir uma URL cheia de caracteres, é exibido o título do conteúdo exibido ou da seção selecionada. Para entender as vantagens disso, leia Utilizando mod_rewrite para criar URLs amigaveis do Celso Fernandes. A opção Add suffix to URLs, serve para adicionar a extensão do arquivo no final da url (.html, .php etc). Não é necessário deixar habilitado, pois os mecanismos de busca não usam. A opção Use Apache mod_rewrite dexei desabilitada. Quando habilitada, se na URL tiver algum /index.php/, por exemplo, ela não é exibida, mas para essa opção funcionar, deve-se renomear o arquivo htaccess.txt no root do Joomla para .htaccess. Depois disso é necessária algumas configurações no apache. Mais informações em Joomla! v 1.5 Search Engine Friendly URLs (SEF URLs).


No bloco Metada Settings também temos propriedades que só serão vistas pelos robôs de busca. Global Site Meta Description, é a descrição do site. Essa descrição deve ter no máximo 200 caracteres, acima disso os mecanismos de busca não indexam. Global Site Meta Keywords, são as palavras chave do site. As palavras ou frases são separadas por vírgula. Show Title Meta Tag, é o título da página e Show Author Meta Tag é o autor do artigo.


Dica: Concentre as palavras chave no conteúdo da página, principalmente nos títulos. O Google é um dos mecanismos que não lê as meta tags por causa das keyword spamming.


Para entender melhor as configurações das abas System e Server, leia o help do Joomla.



;)

Um comentário:

  1. Ih! Estava realmente precisando de mais fontes sobre Joomla! obóvio que te linkei, dona Cleo! xD

    ResponderExcluir