Feed

16 outubro 2010

SEO pra todos - Palestra no CoéSEO

Aconteceu no Rio de Janeiro (08/10/10) o CoéSEO e eu fiz uma palestra sobre o porque que não é só o Analista de SEO que deve saber sobre o assunto.


Abaixo um pouco do que eu falei na palestra e no final a apresentação que usei no evento.


SEO para todos: Porque não é só o analista de SEO que deve saber do assunto


É comum um projeto web chegar na mão do Analista de SEO e ele ter que refazer o site porque o SEO não foi pensado desde o início do projeto e isso pode gerar um certo desconforto para os profissionais envolvidos como o programador, o designer ou o arquiteto de sistemas. Nos piores casos, é melhor refazer o projeto do zero.


Pra evitar esse tipo de problema, a cultura de SEO deve estar presente desde o primeiro contato com o cliente.


Atendimento


Comunicação O atendimento que faz o primeiro contato com o cliente e é necessário que saibam pelo menos explicar o que SEO significa, como é feito e porque o cliente precisa colocar isso nas páginas do seu site e como é feito para que ele entenda o que pode ser cobrado da agência/empresa e quais as expectativas serão correspondidas.


Comercial / Vendas


Como vender algo que não se sabe como funciona? Geralmente o atendimento e comercial são feitos pela mesma equipe nas empresas, mas quando não é, o vendedor deve saber o que ele está vendendo e como abordar o cliente pra conseguir convence-lo a fazer a implementação do SEO no seu site.


Dica: Uma boa abordagem é apresentar estatísticas como:


  • a porcentagem de pessoas que fazem pesquisas em buscadores antes de comprar/contratar algum produto/serviço;
  • a porcentagem de pessoas que clicam nos primeiros resultados dos resultados de buscas;
  • a porcentagem de usuários que passam para a segunda e terceira páginas dos buscadores.

Se essas abordagens não funcionarem, basta apresentar pro cliente como o concorrente dele pode estar conseguindo mais vendas, só porque está na primeira posição ou entre as primeiras.


Arquiteto de informação


A usabilidade do site é responsabilidade do arquiteto de informação. Ele que faz a interação do usuário com a página. É necessário esse profissional saber SEO para:


  • pensar na melhor forma de navegação do site;
  • saber como eliminar o excesso de campos em formulários para evitar que o usuário desista no meio do caminho e se perca uma possível conversão;
  • saber como eliminar cliques tanto para o robô de busca chegar às outras páginas do site, quanto para o usuário encontrar a informação que procura.

Além desses pontos que trabalham mais a parte de usabilidade do que a parte de SEO, é necessário que ele saiba como trabalhar a posição dos elementos da página pra garantir a conversão, como uma estrutura hierárquica com os elementos mais importantes da página no topo.


Designer


Design O designer é aquele que vai fazer a parte visual do site. Ele precisa entender SEO porque:


  • precisa saber como trabalhar imagens e cores das páginas para que chame a atenção do usuário para os elementos de CTA (call to action);
  • ele deve saber dar destaque para elementos de conversão como botões, banners e telefone de contato que em alguns casos de clientes "não entendidos" de internet, pode ser a melhor opção.

Programador


É obrigatório que o programador entenda pelo menos o que é SEO onpage e como é feito e aplicado nas tags como title, h1, img, a, entre outras. Esse profissional deve se preocupar com um código limpo para que o tempo de carregamento da página seja rápido e é fundamental que ele entenda de semântica de conteúdo para que ele aplique isso a seu favor, como Microformats e RDFa.


Além da parte de onpage, é necessário que ele saiba de acessibilidade para saber como usar sitemaps.xml, robots.txt, HTTPs, seguir padrões W3C para ajudar na acessibilidade do site e saber trabalhar bem a URL para que ela fique amigável tanto para o usuário quanto para os robôs de busca.


Analista de redes sociais


Esse profissional é responsável pelo relacionamento humano entre a marca ou empresa e seus nichos de mercado. O analista de redes sociais precisa entender o que esses nichos estão procurando para saber trabalhar palavras e termos chave a favor do site para trazer visitantes que possam fazer uma possível conversão.


Sabendo quais tipos de palavras usar nas descrições e links apontando para o site, também são pontos positivos pra uma boa otimização offpage que ajuda no rankeamento do site nos resultados dos buscadores.


Jornalista ou web writer


Responsável por escrever o conteúdo do site, o jornalista ou web writer não pode deixar de fazer pesquisa de palavras-chave pra entender o que ele pode escrever para melhorar o rankeamento das páginas nos mecanismos de buscas.


Mas saber escrever usando essas palavras não é o suficiente, mas é necessário que ele saiba como usar essas palavras casadas com algumas tags que ajudam no SEO, como:


  • título - h1: deve ser objetivo e claro;
  • imagens - img: as imagens devem conter um texto alternativo (alt), descritivo;
  • ênfases - negrito - strong e itálico - em: deve saber como usar essas tags para destacar palavras tanto para o usuário quanto para o robô de busca;
  • crooslinking: saber como fazer linkagem dos textos do site entre si;
  • external linking: saber como linkar para sites externos e quando usar o rel=nofollow;
  • não fazer spam de palavras-chave: ele deve saber como trabalhar as palavras-chave do conteúdo junto com seus sinônimos.

Analista de SEO


SEO O profissional de SEO não espera o serviço chegar na sua mão para começar a fazer a otimização, por isso que ele deve acompanhar o projeto desde o início dando assistência ao arquiteto de informação, designer, programador e jornalista. Isso evita que o projeto ganhe muitas alterações e gere desgaste na equipe.



Gerente / Coordenador SEO


Responsável pelas estratégias de SEO, também precisa acompanhar o projeto desde o início para saber orientar os analistas de SEO.


Gerente de Marketing


Ele deve saber como casar as campanhas offline com as estratégias de SEO online. Para isso deve saber usar os termos ou palavras-chave certos para que influenciem nas buscas feitas pelo usuário na internet.


Antes de tudo - Toda a equipe


É importante que antes do projeto começar a ser desenvolvido, seja feito um brainstorm e um planejamento detalhado com as áreas/profissionais envolvidos para evitar futuros erros.


Usuário


Usuário O usuário não precisa saber de SEO, mas é ele quem vai dar um feedback para que o site melhore. Pra isso, pode-se deixar disponível uma área no site para feedbacks ou ainda entrar em contato direto com ele através de newsletters ou fazer pesquisas de nichos para saber o que eles procuram ou precisam.


Conclusão


SEO é semelhante ao futebol. Todos os jogadores devem saber o que o outro faz para que a estratégia funcione e o time inteiro ganhe!


Dúvidas, deixe um comentário. Abaixo a apresentação em PDF.



Veja a apresentação no Slideshare:SEO para todos - Porque não é só o analista de SEO que deve saber do assunto



Um comentário: