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03 novembro 2009

Como se relacionar melhor com seu cliente através de seu site


Relacionamento

Todo mundo sabe que investir em mídias sociais hoje, é uma das melhores formas de se relacionar com seu cliente.


Mas focar apenas na comunicação nessas redes sociais, não é o suficiente, é importante dar a opção do seu consumidor te dar um feedback através do seu site.


Abaixo, algumas dicas essenciais para melhorar esse relacionamento online.



  1. Ofereça um chat online: é a forma mais prática de se relacionar com seu cliente, pois a comunicação é instantanea.

  2. Tenha uma seção de perguntas frequentes (FAQ): essa seção vai dar uma resposta mais rápida ao cliente, e facilita também o seu lado de dar atenção às perguntas mais detalhadas ou casos específicos. Então, juntar as perguntas mais frequentes em um único lugar, vai dar aos clientes a resposta que eles precisam, sem precisarem mandar um e-mail ou fazer uma ligação. E lembre-se de sempre atualizar essa página.

  3. Tenha uma caixa de busca: é o jeito mais prático do cliente achar a informação que procura!

  4. Informações de contato em todas as páginas: dê ao cliente uma forma de te achar através do telefone. Nem sempre mandar um e-mail ou entrar em um chat online será a melhor opção. Deixe seus principais contatos (endereço, telefone e e-mail) no rodapé da página ou na parte superior dele.

  5. Diminua o tempo de resposta dos e-mails: é frustante enviar um e-mail pra alguém, principalmente quando se trata de uma empresa, e receber a resposta dias depois. Seja mais atencioso, e retorne os e-mails em pelo menos 24 horas. Se possível 12.

  6. Pergunte como melhorar: não espere que apenas o seu cliente venha até você para falar, mas pergunte também. É uma forma de você mostrar interesse no que ele realmente acha do seu produto/serviço. Outra dica, é deixar sempre a vista um botão de feedback no site.

  7. Disponibilize os comentários: isso é mais voltado para sites que tem um blog. Deixe os comentários habilitados. Além dos clientes relacionarem com você com mais facilidade, também verão os comentários do que os outros pensam ou perguntaram.

Essas dicas são para um bom relacionamento online, mas não descarte a parte offline como presentes de natal, um convite para um almoço as vezes.


Lembre-se de que eles que são a garantia de que o seu produto vai dar certo!


;)


7 comentários:

  1. Bacana, são coisas triviais mas que se pensar bem são muito úteis.

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  2. Aqui você me disse uma vez (no minicurso do encontro phpmg esse ano) que usava o google reader, eu tabém uso. Como faço para te adicionar e trocar comentários no google reader?

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  3. Giaovanni, o blogger não me deixa visualizar o seu email.. entra em contato comigo pelo "cleomorgause arroba gmail ponto com"

    Abs

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  4. Oi Cleo, excelente post... parabéns!!!

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  5. Ótimo post,Cleo!!!
    É essa relação que tentamos passar na hora de criarmos um website para nossos clientes.Mostrando que a interação é muito importante para a empresa e seus clientes.
    Parabéns!!!

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